terça-feira, 9 de julho de 2013

Cultura do Marketing Multinível

Por Marcos Duda
Nos últimos meses tenho visto o maior crescimento da indústria de MMN que o Brasil já viu, mas como todo grande crescimento também tenho visto a cultura do marketing multinível sendo desvirtuada. Com o MMD (Marketing Multinível Digital) a ideia é atualizar a maneira de trabalhar e nunca jamais mudar a cultura e o que acredito nesse mercado fantástico. Há 10 anos quando conheci esse mercado tinha apenas 15 anos, meu sonho era ter meu próprio computador e conseguir pagar o aluguel de uma casa maior para eu e minha mãe. Vi no MMN a perspectiva de “concertar” algumas coisas no capitalismo dando oportunidade para as pessoas menos intruidas da escola do sucesso e da realização de sonhos. Ficava sonhando acordado olhando a inteligência de ajudar a distribuir produtos que mudariam a vida de milhares de pessoas através de uma rede de distribuição que começou através de mim. Com 15 anos ter um negócio internacional, conhecer cidades e países longínquos, ter contato com outras culturas, conviver com pessoas com os mesmos sonhos e metas, ajudar o próximo, estar em contato com pessoas de sucesso e no meu caso fazer disso a minha faculdade de vida.

Aprendi que o foco central é ganhar muito bem para falar de um produto muito bom e claro ser um contador de histórias muito bem pago, aprendi que no MMN seríamos um empresário na pessoa física, tínhamos que aprender de contabilidade, gestão financeira, vendas, recrutamento, entrevistas, apresentação, falar em público, motivar equipes, coordenar eventos, ministrar treinamentos, fazer contatos frios, etc. Eu pessoalmente conheci aeroportos, aprendi fazer malas, fazer meu livro caixa, conheci o mar, viajei para fora do meu estado. Coisas simples mas que na época foram sonhos realizados, todo esse conhecimento e cultura me ajudaram a abrir minha empresa tradicional com 16 anos, empresa que alguns anos depois rendeu alguns milhões! Estou contato isso, porque quero que todos entendam que a cultura do MMN é muita mais que dinheiro, hoje prevalece o quem ganha mais sabe mais. E isso é uma grande mentira, claro que não estou falando que não deve se basear em pessoas com resultados, só pode ensinar sucesso quem tem sucesso. Isso não se discute, mas o que mais ganha nem sempre é o que mais sabe e o melhor exemplo para VOCÊ seguir. O melhor exemplo é sempre a pessoa de sucesso que vice uma realidade parecida com a sua, vejo pessoas seguirem líderes que fizeram um resultado assustador em pouco, mas esquecem de ver que já tinham redes gigantes e nunca se preocuparam em mostrar um plano, vender um produto ou falar da empresa para quem não conhecia. Simplesmente fizeram 500 ligações para líderes da sua rede, de outras redes da sua empresa e até líderes de outras empresas e com isso fizeram mais dezenas de patrocinados diretos que juntos ligaram mais umas 3000 pessoas em uma semana fazendo um resultado gigantesco. Isso é longe de ser realidade para a maioria e algo duplicável, vejo hoje gente no MMN que invés de trabalhar apenas usa seu tempo tentando trazer redes inteiras que outros construíram e acabam se frustrando. Esse monte de lobos vestidos de ovelha que fazem questão de usar o nome de Deus, vendem o MMN como um negócio de ganhar dinheiro fácil, de trazer gente que traga gente e se um dia a empresa tem problemas e o negócio acaba ela vai achar outra coisa para fazer que não aprendeu nada além de vender ilusões e tirar dinheiro de seus amigos e familiares.
Tenho visto os verdadeiros líderes indignados, alguns afastados e outros vendo alvo de ofensas e comentários maldosos desses pseudo-líderes que fazem qualquer coisa para dizer que o dinheiro é mais importante que os princípios. Sempre encarei o MMN como uma faculdade de sucesso, nele aprendi como administrar meus negócios, como tratar as pessoas, como vender ideias e produtos, em outras palavras a ser um modelo de sucesso e não apenas o menino de 17 anos que foi o top volume mundial da empresa e o mais jovem a acumular o primeiro milhão antes dos 20 anos. Resultados sempre virão passado, dinheiro você gasta, troféus e medalhas enferrujam, carros ficam velhos mas a pessoa que você se torna no processo é eterno. Essa cultura do fique rico sem trabalhar além de mentirosa é irritante, todos devem entender que se tornar uma pessoa melhor é o objetivo, o dinheiro é conseqüência.
Muitos me falam, cultura sem dinheiro não serve para nada!!! Eu digo exatamente o contrário, dinheiro sem cultura não serve para nada, vai perder o que ganhou mais rápido que imagina. E principalmente vai ver pessoas da sua rede perdendo dinheiro em alta velocidade…
Mas vamos ao que interessa realmente a cultura do marketing multinível. Vou deixar claro que este é o meu ponto de vista e vou falar baseado no que aprendi nesses 10 anos.
I. Se tornar uma pessoa melhor
II. Tirar os sonhos do fundo da gaveta
III. Conhecer novas pessoas e mentores
IV. Se comunicar com eficiência
V. Ter o controle da sua vida e do seu tempo
VI. Ser referencia de sucesso
VII. Dar esperança para o próximo
VIII. Se tornar um professor do sucesso
IX. Fazer parte de algo duradouro
X. Ter consciência que suas atitudes são sementes
No e-book escreverei bastante sobre cada ponto desses, mas acho que o principal é o cuidado com o que plantamos que certamente iremos colher! E sempre vamos colher mais que plantamos para o bem ou para o mal, pseudo-lideres preocupados apenas em “tirar o seu” certamente irão ter uma colheita assustadora…
Viva o Marketing Multinível Legítimo e as pessoas que fizeram da sua cultura uma filosofia de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...